JORNET - Jornal Escolar AEJMS

MORALEFIXE

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

São Martinho: o militar, monge e santo

Nov/2019 por Departamento de Ciências Sociais e Humanas - EMRC



No dia 11 de novembro recordamos São Martinho, um dos santos mais célebres e venerados da Europa. É o padroeiro da Guarda Suíça Pontifícia, da França, da Hungria, assim como da cidade de Buenos Aires, onde nasceu o Papa Francisco.

São Martinho, ou Martinho de Tours, nasceu no séc. IV por volta do ano de 316 na antiga cidade de Savaria, na Panónia, uma antiga província na fronteira do Império Romano, na atual Hungria. Era filho de um comandante romano e cresceu na região de Pavia, em Itália, no seio de uma família pagã. Orientado pelo pai para seguir a carreira militar, foi convocado para o exército romano quando tinha quinze anos, viajando por todo o Império Romano do Ocidente. Apesar de ter recebido uma educação pagã, em adolescente Martinho descobriu o Cristianismo, tendo sido batizado por volta dos seus 20 anos. Depois de ter abandonado o exército fundou o mais antigo mosteiro conhecido na Europa, em Ligugé (França), onde viveu a vida monástica com a direção de Santo Hilário que o ordenou diácono e presbítero. Mais tarde, foi eleito Bispo de Tours e morreu a 8 de novembro de 397 em Candes tendo sido sepultado a onze de novembro em Tours. É na data do seu enterro, que se comemora o dia que lhe é dedicado.

Mesmo sendo-lhe atribuídos muitos milagres, São Martinho é famoso sobretudo por um ato de caridade fraterna, que o associa à sua lenda. Quando era jovem soldado, encontrou na estrada um pobre entorpecido e trémulo de frio, desceu do seu cavalo, pegou no seu manto e cortando-o em dois com a espada, deu metade ao homem. Um verdadeiro gesto de partilha! Que lição nos quer dar hoje a nós este santo? Com São Martinho devemos aprender a olhar os outros e a repartir o que temos com os passam necessidade, porque o seu gesto expressa de modo autêntico o amor ao próximo. O seu testemunho faz-nos compreender que só através de um compromisso comum de partilha podemos construir um mundo de paz e de justiça, de autêntica solidariedade no qual cada homem possa viver com dignidade.

Sejamos solidários para com o nosso próximo!

Alunos e professora de Educação Moral e Religiosa Católica


Imagem: https://www.snpcultura.org/pedras_angulares_sao_martinho_tours.html


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top