JORNET - Jornal Escolar AEJMS
Sem registos.
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Visita de Estudo ao Museu do Trabalho

Mai/2023 por EB Batudes


Visita de Estudo ao Museu do Trabalho

No passado dia 27 de abril, as turmas da Escola Básica de Batudes foram em visita de estudo ao Museu do Trabalho- Michel Giacometti, em Setúbal.

Foi uma visita muito especial, tanto para os alunos, bem como para as professoras, assistente operacional e familiares que nos acompanharam, pois a aventura começou logo à entrada da estação ferroviária da Venda do Alcaide.

E que aventura… Para alguns, era a primeira vez que andavam de comboio.

Ver e sentir a alegria estampada no rosto dos alunos e ao mesmo tempo conter a preocupação inerente ao meio de transporte utilizado, eram sensações contraditórias que nos deixavam o coração apertadinho.

As técnicas do Museu estavam à nossa espera prontas para nos sensibilizar para o património industrial e etnográfico da região de Setúbal.

E assim foi… Os nossos pequeninos tiveram a oportunidade de vivenciar um dia de trabalho na indústria conserveira, e reconheceram a importância deste setor na economia de Setúbal há cem anos atrás.

Também foi possível conhecer o espaço da mercearia do tempo dos nossos avós.

O desejo de conhecer e saber mais, através das questões que colocaram, foi gratificante e mereceu os maiores elogios por parte das técnicas que conduziram a visita. Os alunos souberam estar e viver os momentos que lhes foram proporcionados. O entusiasmo foi contagiante! Esta visita de estudo ficará para sempre gravada nos nossos corações.

Por fim, resta-nos agradecer a todos os que nos acompanharam e ao serviço Educativo do Museu.

Já na sala de aula, os alunos refletiram sobre o trabalho árduo realizado pelos operários da indústria conserveira, nessa época, e no dia 1 de Maio prestámos homenagem a todos os trabalhadores, pois Educar é Respeitar os valores inerentes a esta celebração.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top