JORNET - Jornal Escolar AEJMS

MATEMATICOMANIA

Trata-se se um concurso/passatempo destinado aos alunos dos 2º e 3º ciclos e que apela ao seu raciocínio matemático. Decorrerá de outubro de 2019 a maio de 2020, obedecendo às regras que a seguir se apresentam.
  1. Na primeira semana de cada mês será afixado – nas vitrines à entrada do Bloco A e na página do agrupamento um problema destinado aos alunos do 2ºciclo (5º e 6º anos) e do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos).
  2. Aceitam-se apenas respostas individuais e, para cada problema, cada participante só pode apresentar uma resposta.
  3. Cada participante deve entregar a sua resposta ao seu professor de matemática, até ao final de cada mês. Essa resposta deve estar devidamente identificada com o nome, número, ano e turma do participante.
  4. Cada resposta é classificada de acordo com os seguintes níveis de desempenho:
    1. Resultado correto mas sem resolução – 1 ponto
    2. Resultado correto mas não a resolução – 2 pontos
    3. Resposta parcialmente correta – 3 pontos
    4. Resposta totalmente correta – 4 pontos
    Estes 4 pontos poderão ser acrescidos de um máximo de 2 pontos, tendo em conta a clareza e a originalidade da resposta apresentada.
  5. A partir do mês de novembro é atribuída a cada participante uma pontuação final, a qual corresponde à soma de todas as pontuações obtidas até esse momento.
  6. A partir do mês de novembro, na primeira semana de cada mês, são afixadas nos locais referidos no ponto 1, a resolução do problema do mês anterior, a pontuação obtida por cada participante nesse problema e a sua pontuação final.
  7. São vencedores deste passatempo/concurso os dois participantes de cada ciclo que apresentarem no mês de maio a maior pontuação final. Em caso de empate, os alunos em causa devem responder a um novo problema.
  8. Não é obrigatória a participação em todos os problemas. Caso não entregues a resposta a algum desses problemas, terás classificação nula nesse problema.
  9. No final, a todos os participantes que tenham apresentado pelo menos três respostas é entregue um certificado. Aos dois vencedores de cada ciclo é ainda atribuído um prémio, no final do ano letivo, em dia e hora a designar.
Se tiveres alguma dúvida quanto ao regulamento deste concurso/passatempo procura esclarecê-la com o teu professor de Matemática…

Não deixes de participar!!!



JORNET - Jornal Escolar AEJMS

PROBLEMA DO MÊS DE FEVEREIRO

Fev/2020 por Departamento de Matemática e Ciências Experimentais



No dia dos namorados, cinco amigos e as namoradas estão num centro comercial.
À sua frente, da esquerda para a direita, têm cinco lojas: uma perfumaria, uma loja de discos, uma livraria, uma chocolataria e uma florista.

Os amigos estão a par dos gostos das namoradas e sabem que:


  1. A namorada do Filipe quer qualquer coisa, exceto chocolates;

  2. A namorada do Luís quer um livro, chocolates ou flores;

  3. A namorada do Rui não quer discos nem chocolates;

  4. A namorada do Pedro quer um perfume, chocolates ou flores;

  5. A namorada do Tiago não quer livros, nem chocolates.



Quando foram comprar as prendas, de acordo com o desejo das namoradas, cada um entrou na sua loja. O Luís e o Tiago entraram em lojas uma ao lado da outra.
O Pedro e o Filipe entraram em lojas afastadas uma da outra.

Que prenda recebeu cada uma das namoradas?








JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top