Jun/2022 por Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
Entre os dias 19 e 27 de maio de 2022, as turmas C, D, E, F, G, H, I, J do 5.º ano comemoraram o dia de aulas ao ar livre.
Atualmente, cerca de 70% das crianças em Portugal passa menos de 60 minutos por dia ao ar livre, o que afeta a sua saúde, bem-estar e ligação com o mundo natural. Assim, o dia de aulas ao ar livre teve início em Londres e, atualmente, é um movimento global que pretende que as crianças passem mais tempo ao ar livre.
Os principais benefícios da aprendizagem ao ar livre são: melhoria das capacidades sociais e do trabalho em grupo, melhoria da capacidade de resolução de problemas, aumento da criatividade, imaginação e concentração e aumento do interesse e motivação para a aprendizagem.
Neste sentido, os alunos das turmas indicadas receberam um guião de atividades denominado “Matemática Divertida”, no qual eram propostas um conjunto de tarefas. A título de exemplo, os alunos tiveram que medir objetos aos palmos, fazer contagens, calcular áreas e perímetros, identificar polígonos em objetos do espaço escolar, entre outros. Além disso, desenvolveram também competências a nível pessoal, tais como: melhoria das capacidades sociais e do trabalho em grupo, melhoria da capacidade de resolução de problemas, aumento da criatividade, imaginação e concentração e aumento do interesse e motivação para a aprendizagem.
Além da importância da atividade para o desenvolvimento das crianças e para a utilização prática de conteúdos matemáticos, o feedback dos alunos foi de que a mesma foi muito divertida! “Professor(a), quando podemos repetir?!”
Professores Carla Guerreiro, Carolina Marques Petronilho, João Sacramento e Paulo Cardoso.