JORNET - Jornal Escolar AEJMS

MORALEFIXE

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Jornadas Mundiais da Juventude

Nov/2022 por Departamento de Ciências Sociais e Humanas - EMRC



Cruz Peregrina das Jornadas e Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani” em Pinhal Novo

No passado dia 10 de novembro, um grupo de 24 alunos de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) do 5ºe 6 º anos deslocaram-se à igreja do Pinhal Novo para estarem junto dos símbolos peregrinos das Jornadas Mundiais da Juventude: Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”.

Foi um momento único vivido pelos alunos e notória a alegria estampada nos seus rostos, que prontamente quiseram perpetuar o momento com fotos que tiraram para partilharem com familiares e amigos.

Estes símbolos carregam consigo muitas “interrogações e esperanças” e foram confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo o mundo: “Carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade.”

A Peregrinação destes Símbolos é um convite dirigido a todos os jovens de Portugal para participarem na Jornada Mundial da Juventude, neste grande acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana em Lisboa de 1 a 6 de Agosto de 2023, contando com a presença do Papa Francisco.

O percurso dos símbolos iniciou-se em novembro de 2021 na diocese do Algarve e já percorreu algumas das dioceses do nosso país, tendo chegado à de Setúbal no dia 31 de outubro de 2022. A paróquia de Pinhal Novo contou com a presença da Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora nos dias 10 e 11 de novembro. Tradicionalmente, nos meses que antecedem cada JMJ (Jornada Mundial da Juventude) e, como preparação das JMJ 23 de Lisboa, “os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem” dentro e fora da igreja católica, proporcionando a todos momentos de oração, partilha, comunhão e encontro. Com este objetivo percorrem o nosso território nacional e visitam todas as comunidades locais.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma.

CRUZ PEREGRINA

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países.
Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais. No percurso enfrentou muitos obstáculos: desde greves aéreas a dificuldades de transporte, como a impossibilidade de viajar por não caber em nenhum dos aviões disponíveis.

ÍCONE DE NOSSA SENHORA SALUS POPULI ROMANI

Desde o ano 2000 que a Cruz Peregrina é acompanhada pelo Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani” com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, e um peso de 15 quilos Este símbolo retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços e foi introduzido também pelo Papa São João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.
O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deposita um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.


Alunos e professora de Educação Moral e Religiosa Católica


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top