Fev/2023 por Jornet
Quem foi São Valentim o bispo que inspirou o Dia dos Namorados?
Não se sabe bem quem foi São Valentim. As lendas misturam-se e poderá haver vários santos de nome Valentim cujas histórias se fundiram ao longo dos anos.
Uma lenda conta que o Imperador Romano Cláudio II proibiu a realização de casamentos com o intuito de formar um grande e poderoso exército. Cláudio II acreditava que os jovens que não tivessem família iam alistar-se com maior facilidade. No entanto, mesmo conhecendo a proibição imposta pelo imperador, um bispo romano continuou a celebrar casamentos. O seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Valentim tornou-se muito popular entre os jovens.
Contam as lendas que, enquanto esteve preso, Valentim recebeu muitas cartas e bilhetes de jovens cujos casamentos tinha celebrado em segredo, agradecendo-lhe por acreditar no amor.
Contam também as lendas que Valentim oferecia habitualmente rosas aos namorados e aos noivos desejando-lhes um casamento feliz.
O que hoje se sabe é que já na Idade Média se começou a considerar este dia 14 de fevereiro como o Dia dos Namorados. Era então costume deixar mensagens manuscritas aos apaixonados na entrada da sua porta.
Ingleses e franceses comemoram este dia desde o século XVII e no século seguinte os festejos chegaram aos Estados Unidos.
Tornou-se tradição o envio de cartões impressos com mensagens de São Valentim ou com desenhos de Cupidos.
No século XX, este costume tornou-se global. E com o evento das novas tecnologias digitais, pode quase dizer-se que já viral…
Tudo por um Santo que não se sabe se existiu. O que se faz em nome do AMOR!