JORNET - Jornal Escolar AEJMS

ESTÓRIAS DA HISTÓRIA

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

5 de outubro- A implantação da República Portuguesa

Out/2016 por Departamento Ciências Sociais e Humanas



A revolução republicana, a 1.ª grande revolução portuguesa do século XX, teve início em Lisboa na madrugada do dia 4 de Outubro de 1910. No entanto, as razões que originaram esta revolução nasceram no século XIX. O descontentamento da população com a monarquia, as ideias de liberdade e igualdade proclamadas pela revolução francesa de 1789, bem como os ideais proclamados pela Revolução Liberal de 1820, foram as primeiras causas que conduziram à instauração da república.

Acrescem-se as más condições de vida da população, o esbanjamento do dinheiro público pelo Rei e Família Real, o aumento da pobreza a par do aumento da riqueza pelas classes mais elevadas.

Por outro lado, a questão da desistência do “Mapa Cor-de-Rosa”, provocada pelo Ultimato Inglês, que exigiu que Portugal deixasse os territórios africanos entre Angola e Moçambique, originou também o descontentamento da população e enfraqueceu a monarquia.

Após uma primeira revolta armada contra a monarquia, seguiu-se o assassinato do Rei D. Carlos e do príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, a 1 de Fevereiro de 1908. Assumiu o trono D. Manuel II, num momento bastante conturbado da vida política portuguesa, o qual não conseguiu demover os republicanos dos seus intentos, tendo que abandonar o país logo após a Implantação da República.

Eis algumas anotações escritas por um grupo de alunas do 6º J.

“ No dia 5 de outubro de 1910, Portugal desistiu da Monarquia Constitucional e iniciou uma nova forma de governo, a República. Com a República, os símbolos nacionais - o hino, a bandeira e a moeda - foram renovados.

O primeiro Presidente da República foi Teófilo Braga, seguindo-se-lhe, um ano depois, Manuel de Arriaga.”


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top