Nov/2016 por Departamento de Línguas - Inglês
Diz-se que a origem das comemorações do Halloween surgiu há mais de 2500 anos entre o povo celta, através das festividades pagãs que marcavam o final do verão e o início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de outubro.
Acreditava-se que, nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e para amaldiçoar os animais e as colheitas. Para os assustar, os celtas colocavam nas casas objetos sinistros, como por exemplo: caveiras, ossos, abóboras enfeitadas, entre outros.
Muito tempo depois, no século XIX, os imigrantes irlandeses levaram esta tradição para os EUA, onde é comemorada até aos dias de hoje.
As crianças e os jovens são os que mais dela participam. Usando fantasias assustadoras, andam de porta em porta com sacos, dizendo: “Doçura ou travessura” cuja tradução em inglês é “Trick or treat”. Felizes, terminam o dia 31 de outubro com os sacos cheios de moedas, guloseimas e de frutos oferecidos pelos vizinhos e amigos.
No nosso país, a data é sobretudo comemorada nas escolas, com o intuito de dar a conhecer aos alunos a cultura e a tradição inglesas.
Na nossa escola, mais uma vez, os nossos alunos comemoraram com alegria, entusiasmo e vivacidade a data, decorando espaços da escola, participando em concursos de vocabulário (em língua inglesa) e tirando fotos junto desses símbolos.