AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos



JORNET - Jornal Escolar AEJMS

VISITA DE EDUARDO SALAVISA

May/2011 por Biblioteca EB23JMS



Eduardo Salavisa, professor e artista plástico, visitou a nossa escola dia 18 de Maio de 2011, a convite dos Professores de Educação Visual e de Educação Visual e Tecnológica para dialogar com os alunos do 3º ciclo sobre o «Diário Gráfico».

A ‘conversa’ decorreu na Biblioteca da Escola, junto à qual se encontrava uma exposição sobre a vida e obra deste artista plástico.
Eduardo Salavisa é um dos mais reconhecidos artistas portugueses, pelo seu trabalho em diário gráfico. Os seus trabalhos têm como base a deambulação, razão pela qual podemos neles identificar muitos símbolos e paisagens do quotidiano.
Eduardo Salavisa incentivou os alunos a usarem o caderno para desenharem o que de mais significativo se passa à sua volta «... viajar e observar os outros e o que nos rodeia. Experimentem, treinem. Não basta o talento. É preciso 'transpirar' para se atingirem bons resultados.» Acrescentou que «o caderno diário pode ser um espaço de criatividade e de reflexão, uma vez que o desenho serve para pensarmos, refletirmos e consequentemente sermos mais inteligentes.»
Partilhou com os presentes alguns dos seus «Diários Gráficos» bem como reproduções de outros artistas, entre eles um «Diário Gráfico» de Pablo Picasso.
Foi uma aula muito enriquecedora do ponto de vista pedagógico e cultural.

Para saber mais sobre 'Diário Gráfico' e sobre Arte:

http://www.diariografico.com

http://diario-grafico.blogspot.com

 

 

 

 

 

 


# ACONTECEU NA BE



VISITA DA Dr.ª ELZA CHAMBEL: SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O VOLUNTARIADO


AEJMS - Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos

 

Top