Já temos alunos apurados para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.
A Turma 2ºF, em articulação com a Biblioteca Escolar, realizou uma pequena exposição sobre profissões rurais, ilustrou-as e compilou-se tudo num cubo.
As atividades alusivas ao Dia Escolar da Não Violência e da paz, 30 de janeiro, visavam promover a educação para a cidadania, valorizar a Paz, combater a agressividade e violência, estimular valores essenciais para a vida em sociedade, como o civismo, sensibilizar a comunidade escolar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos e pela diferença, incentivar o respeito pelas normas escolares e estimular o comportamento assertivo na instituição escolar.
Durante o mês de fevereiro, na biblioteca da EB Alberto Valente, tivemos a presença do contador de histórias, Jorge Serafim.
No âmbito da celebração do Dia dos Afetos/S. Valentim, também escolhido para Dia da Cor Vermelha, a Biblioteca da escola sede aqui vos deixa estas propostas de leitura e de atividades para todas as idades e reforço do inglês.
No âmbito do Plano 21-23 para reforço das aprendizagens, a Biblioteca Escolar concorreu ao Projeto Escola a Ler e recebeu verba para comprar bastantes livros que foram divididos pelas escolas do agrupamento.
No dia 4 de Janeiro a Biblioteca da escola sede assinalou o Dia do Braille e fez uma pequena atividade com os alunos da EB João Eduardo Xavier.
Para celebrar tradições, reforçar a consciência cívica e ecológica nas crianças e dar a conhecer várias culturas, na Biblioteca Escolar, houve uma exposição de livros alusivos ao natal, animação de conto de natal
Para celebrar o Dia dos Direitos das Crianças, 20 de novembro, vieram as técnicas: da Biblioteca Municipal, Olga Cidades, e do Gabinete de Participação, Cristina Correia, realizar atividades interativas e leituras animadas sobre o tema às turmas de 1º e 2º anos, que os alunos apreciaram bastante e demonstraram gosto por aprender e conhecer as convidadas.
O concurso de expressão plástica e escrita "para mim a biblioteca é.…"decorreu de 24 de outubro a 18 de novembro, destinando-se aos alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Durante o mês de outubro decorreu um concurso de ilustração de um titulo, no âmbito das atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Numa parceria da Biblioteca Escolar com a Biblioteca Municipal, no âmbito das medidas de proximidade da população, deslocou-se à EB23 uma carrinha digital com um técnico que promoveu 2 sessões de sensibilização, com as turmas do 9ºano, sobre os recursos disponibilizados para edição de imagem e de som e edições streaming.
A Biblioteca sendo espaço de cultura e de partilha promoveu mais uma vez a realização de um pequeno Magusto da tradição popular portuguesa, entre professores e funcionários, no intervalo da manhã.
Para assinalar o Dia Internacional do Ponto, que se celebrou no dia 15 de setembro, algumas turmas do 2ºciclo produziram vários trabalhos que agora terminaram e apresentaram na Biblioteca Escolar.
Em setembro as turmas de pré-escolar e 1º ano foram recebidas na Biblioteca Escolar para conhecimento do espaço e das regras de funcionamento – Formação de utilizadores.
Outubro é o mês internacionalmente dedicado às bibliotecas escolares (M.I.B.E.) este ano o tema é:” Ler para a Paz e Harmonia Globais”.
Os alunos Lara Narigueta e Leandro Godinho do 6ºK, da profª Mónica Sousa, partilharam um pouco dos seus sentimentos e como ocupam o tempo nesta época de confinamento por causa do COVID19. Ambos mostram o que no geral sentem as pessoas nestes dias. Apesar do medo e do perigo, por vezes é preciso ver o lado positivo da situação.
Enquanto estudavam o texto poético e inspirados nas sugestões de poemas visuais quer do "Primeiro livro de poesia", de Sophia de Mello Breyner Andresen, quer de outros autores, os alunos das turmas do 6ºA e 6ºB da profª Dina Barco, brincaram com as palavras e mostraram os seus sentimentos.
No âmbito do estudo do texto poético os alunos do 6º C e 6ºD, da profª Sandra Graça criaram vários poemas visuais.
Para celebrar este dia e lembrar a importância de proteger os nossos oceanos, a professora Maria Emília Cruz ofereceu-nos esta deliciosa história, acompanhada de uma fotografia que tirou na nossa Serra da Arrábida com vista sobre o Rio Sado.
Este dia foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família.
Os alunos do 6ºA e do 6ºB refletiram na disciplina de inglês sobre este tema tão atual, principalmente nesta época de confinamento. Muitas vezes as tecnologias são usadas sem cuidados de segurança. Mensagem importante também para os pais.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou a data em 2019, mas desde 2009 que, em 5 de maio, era comemorado o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas.
Obrigada por terem aceite o nosso desafio e feito estas obras de arte maravilhosas. Estão de parabéns!
Desafio 1 - Completa a frase "Liberdade é..." - Envia para o email da BE.
Desafio 2 - Desenha e ilustra um cravo - Manda foto para o email da BE.
Serão publicados os trabalhos mais originais.
O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.
As escolas estão fechadas, mas os "Miúdos a Votos" não param! No dia 21, terça-feira, realizam-se as eleições para apurar "os livros mais fixes", através de voto eletrónico.
Na semana de 9 a 13 de março decorreu a Semana da Leitura (data nacional).
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.
Para assinalar a “Semana da leitura” as turmas de pré-escolar, 1º e 2º ano da E.B. Zeca Afonso e E.B. Salgueiro Maia receberam, dia 5 e 9 de março, a Contadora de Histórias Andreia Salgueiro da Editora Alfarroba que fez a animação do livro "Dezasseis trincas para esvaziar o cesto da fruta".
No dia 3 de março, as turmas de 3º e 4º ano, da E.B. Zeca Afonso receberam a Contadora de Histórias e Ilustradora, Geandra Lipa, na Biblioteca Escolar.
Com o intuito de assinalar o Dia da Internet Segura realizaram-se reflexões sobre o tema, a partir de histórias, filmes e da “Cartilha de Segurança na Internet"(...)
Para explorar o tema Saúde Oral - Projeto S.O.B.E. (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares), refletimos na Biblioteca Escolar acerca dos cuidados a ter para uma dentição bonita, forte e saudável.
Já arrancou a Semana das Línguas na EB José Maria dos Santos, com várias turmas a dinamizarem atividades de leitura, representação e declamação nas diversas línguas da nossa escola (português, francês, inglês, espanhol).
Para assinalar os quinze anos do Agrupamento José Maria dos Santos, a EB Zeca Afonso enterrou uma “Cápsula do Tempo” com vários elementos próprios da nossa época.
Alunos apurados para a segunda fase.
Alguns alunos participaram no concurso de Expressão Plástica e escrita- “Serra da Arrábida” – Projeto “Ler+ Adoç@ a vida” (...)
Com o intuito de desenvolver nos alunos competências da literacia da informação e dos média e incentivar a pesquisa em diferentes suportes a Biblioteca Escolar promoveu (...)
Na semana de 11 a 15 de novembro decorreu o primeiro momento da atividade "Toca a Ler+". Realizaram-se inúmeras atividades de leitura recreativa, orientada que motivou os alunos.
As Feiras do Livro da E.B. Salgueiro Maia e E.B. Zeca Afonso decorreram no mês de novembro no átrio da escola. Esta iniciativa contou com a colaboração a firma a "Ronda das Letras" que apresentou livros variados e de qualidade, adaptados às crianças de pré-escolar e 1º Ciclo.
Em setembro as turmas de pré-escolar e 1º ano dirigiram-se à Biblioteca Escolar para realizar formação de utilizador, isto é conhecer as regras de organização e funcionamento do espaço para saberem utiliza—lo de forma correta, responsável e autónoma.
Para celebrar o Mês das Bibliotecas Escolares (com o tema "Vamos imaginar") as turmas realizaram na BE "Uma Visita pelas mais lindas Bibliotecas do Mundo"(...)
Habitualmente, nos meses de outubro ou novembro, para assinalar o mês das Bibliotecas Escolares e estimular hábitos de alimentação saudável, a Biblioteca Escolar propõe concursos de frutos elaborados com material reciclável com o auxílio das famílias, que depois resultam em exposições nos átrios das escolas.
«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Durante todo o mês de outubro, Mês das Bibliotecas Escolares, decorreu o concurso “Alimentação Saudável - Marcadores de Fruta”.
Dia 5 de fevereiro as turmas do 3º e 4º anos da E. B. Zeca Afonso deslocaram-se à Biblioteca Escolar para conhecer a autora do "Clube das Ciências"- Maria Francisca Macedo.
Para comemorar a Semana da Leitura, com o tema “Hoje leitor, amanhã leitor - Liberta o leitor que há em ti”, (...)
Para encerrar as atividades do segundo período, todos as turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo da E.B. Salgueiro Maia e da E.B. Zeca Afonso receberam o contador de histórias argentino, Rodolfo Castro. Esta atividade decorreu no mês de abril.
No dia 29 de outubro esteve na biblioteca da EB Alberto Valente o Recordista Guiness Francisco Lufinha em colaboração com Doca Pesca (...)
Em forma de celebração do Dia da Internet Segura foram realizadas, nos dias 15 e 16 de fevereiro, 2 sessões, na biblioteca da escola sede, relacionadas com cuidados a ter na utilização da internet.
No passado dia 17 de janeiro a nossa Biblioteca Escolar contou com a presença do escritor Rodolfo Castro, argentino de nascença mas português de coração.
No dia 31 de Outubro, a Biblioteca da Escola Básica José Maria dos Santos encheu-se de bruxas e de fantasmas que saíam do teto, marcando, deste modo, o início das atividades de comemoração do Halloween. A decoração dos espaços foi desenvolvida em articulação com os alunos do 3ºciclo, sob orientação do professor de Educação Visual, José Devesa.